We are SAGA

Assim começa a nossa saga

Chay & Elton

3/4/20242 min read

black laptop computer beside books
black laptop computer beside books

Nesta semana de lançamento oficial da SAGA Criativa, estamos muito felizes que estejas a compartilhar este momento conosco. Foram semanas de preparação para este dia tão especial. Hoje, 04 de Abril de 2024, vai ficar marcado para sempre em nossas vidas como sendo o início de um novo ciclo.

Neste ciclo, estamos empenhados em levar até os membros da nossa comunidade conteúdos de alto valor intelectual, com o objetivo de promover a reflexão na busca pelo auto-conhecimento e de uma vida mais intencional.

No site oficial da Saga Criativa, poderás encontrar ferramentas que te auxiliarão nas atividades de organização do teu dia a dia, com produdos exclusivos, personalizados e pensados sempre com o intuito de se levar uma vida mais intencional. Porém aqui no blog vamos explorar os mais diversos assuntos na busca de expandir nosso conhecimento a respeito da vida e como interagimos com ela. Afinal, antes de planejarmos e executarmos algo, é preciso termos as ideias bem organizadas.

Este não será um material filosófico, de psicologia e nem de auto ajuda, mas sim assuntos de interesse da nossa comunidade que tem por finalidade convidar o leitor a refletir sobre os mais diversos aspectos da nossa vida. Afinal, não somos seres independentes, estamos sempre conectados com todas as esferas que nos rodeiam: familiar, social, profissional, espiritual e intelectual. Todos os nossos pensamentos e ações afetam e são afetados por todas essas esferas.

Um olhar sistêmico para a vida

Uma tendência ocidental, mais acentuada no “novo mundo”, é de enaltecer o indivíduo. Não que as pessoas sejam indivualistas no sentido pejorativo da palavra, mas no sentido de que o Eu está acima do coletivo. Tendemos a olhar para nós como sendo indivíduos apartados do resto, buscando sempre o bem próprio em primeiro lugar.

Aristóteles na antiguidade já afirmava que o homem que consegue viver isoladamente é uma besta ou um Deus, pois não precisa de ninguém. Ora, como não somos bestas nem Deuses, é necessário que olhemos para nossa vida de maneira a considerar todas as esferas que a compõe. Para além do Eu, estamos constantemente conectados às esferas familiar, social, profissional, espiritual e intelectual.

Olhar de maneira sistêmica para a nossa vida é entender que não podemos olhar para o Eu sem considerar as demais esferas, e o mais importante, perceber que nós não somos o centro do universo.

Uma maneira prática de iniciar uma reflexão sobre nossa vida atual é olhar para cada uma dessas esferas e refletir sobre como está a nossa relação com ela. Além disso, precisamos entender que as esferas também se conectam. As nossas ações em uma esfera vão ter impacto nas outras. Não estaremos muito focados na nossa carreira a ponto de deixarmos nossa família e amigos em segundo plano? A busca por um status social não está a ocupar todo o espaço que a espiritualidade deve ter em nossa vida? Será que não estamos acomodados intelectualmente e já nem lembramos mais a última vez que fomos ao teatro ou um outro programa cultural?

Esse tipo de pergunta é o ponto de partida para a busca por uma vida mais intencional. Mas esse processo de transformação de uma vida passiva para uma vida intencional será tema para as futuras postagens aqui no blog.

Tenha uma excelente semana.